Primeiro contato


Cheguei no Pará em outubro... fiquei impressionada com a natureza. Completamente diferente do meu cerrado, das árvores retorcidas e baixas, da terra vermelha e do ar seco e frio tão acolhedores para mim.

Quando o avião se aproximou, senti-me dentro do "Globo Repórter" ao ver os igarapés e um enorme rio à minha frente. Parecia televisão! De repente, uma cidade surgiu à minha direita, e me assombrei com a quantidade de edifícios altos. Inesperado! Sinceramente, não fazia idéia de como seria Belém, nunca havia visto imagem alguma da cidade. Achei bem grande.

Assim que o avião aterrissou, vi da janela as árvores mais altas da minha vida. Muito bonito, foi meu primeiro contato com a vegetação da região. Queria conhecer o tal calor insuportável, as chuvas com hora marcada, mas no aeroporto não percebi nenhum diferença. Claro, o ar-condicionado estava ligado no máximo!
Mas quando saí do aeroporto, quase me afoguei ao respirar. O ar é pesado!!! Tem umidade!!! Depois descobri que na Floresta Amazônica, 80% da água está em forma de vapor. Impressionante! Bem estranho para quem está acostumada com 10% de umidade no ar...

Entrei em um táxi e fui para o hotel. Claro que não demorou muito e começou a chover... Seria a tal da chuva das 15 horas? Reparei que ninguém da cidade estava nas ruas... mas assim que a chuva passou, todos voltaram a caminhar. Muito estranho! É só chover que o pessoal procura um abrigo, já que não demora nem 10 minutos para ficar tudo seco de novo. O engraçado é que a chuva é quente! Resolvi me molhar para me refrescar e... decepção! Tomei banho morno! Acho que esperava sentir gotas frias, como em Brasília!!! A chuva aqui não refresca, apenas estraga o penteado...

Comentários

Rosane disse…
Lili, agora podemos participar de sua vida amazônica...que legal! Lembre-se que a chuva em Bsb serve também para sujar os carros limpinhos e arrepiar os cabelos...isso sem contar nos acidentes nos Eixos escorregadios!ahaha
E lembre-se que a umidade é melhor para a pele, que a secura!!!Viu, como sempre há coisas boas para aproveitarmos?
Bjks
Unknown disse…
Lísia, adorei o blog! Está bonito e instrutivo. E o mais interessante é ler a sua reação e a sua experiência diante da realidade aí de Belém. Já viajei muito, conheço 30 países, milhares de cidades. E sempre que chegava a uma cidade, além da parte cultural (visita a museus, ir a concertos, visita a pontos turísticos), procurava fazer o que você vem fazendo: observar as particularidades da cidade, o ir e vir das pessoas, o modo de vida,enfim, procurava absorver o máximo que cada cidade tinha para oferecer.
Você escreve bem, de modo simples e bem descritivo, consegue prender a atenção do leitor. Vá guardando esses artigos, e, quem sabe, um dia você não os reunirá num livro sobre as suas experiências em Belém.
Parabéns pelo blog! E um grande abraço!
Prof. Waldir Cury

Postagens mais visitadas deste blog

Maniçoba

Chuva

Cansaço