Trabalho, muito trabalho...

O que é ser taquígrafa?
"Ah, é muito fácil! É só taquigrafar 5 minutos e depois tem um tempão para transcrever", dizem uns. "É moleza, há revezamento", dizem outros. "Serviço mecânico e repetitivo", diz o TSE.
O que é ser taquígrafa no Poder Judiciário?
"Mais fácil ainda, há convenções para tudo!", dizia minha professora Jean.
E o que é ser taquígrafa no Poder Judiciário Eleitoral?
"Serviço tranqüilo, só há Sessões para taquigrafar às terças e quintas", disseram quando passei no concurso... É, tá certo. Só esqueceram de avisar que existem as Eleições, e com elas muuuuuuuuuuito trabalho.

"Revezamento"? Brincou, né? Somos apenas 4!
"É só taquigrafar e transcrever"? Como taquigrafar uma Sessão inteira? 5 horas sem parar!!!! Nem comento a transcrição...
"Serviço mecânico"? Faz-me rir! E os Acórdãos publicados em Sessão? Essa é a melhor parte, é necessário utilizar os dois ouvidos e os dois hemisférios cerebrais que Deus me deu SEPARADAMENTE: o lado esquerdo sintetiza o julgamento do processo que acabou e passa para o português as decisões, quem votou contra, quem foi a favor, se houve Preliminar argüida ou não. Já o lado direito presta atenção no processo em andamento e taquigrafa tudo para, ao final deste, passar para o português. MUITO FÁCIL!!!!!!
É mais ou menos assim:
  1. Acabou o julgamento do feito nº 1. Imediatamente começa o julgamento do feito nº 2.
  2. Enquanto o relator lê o relatório, presto atenção para saber o assunto e o posicionamento do Ministério Público Eleitoral e ao mesmo tempo transcrevo as notas taquigráficas do feito nº 1.
  3. Pausa na transcrição para taquigrafar síntese do assunto e a posição do MPE.
  4. Começa a leitura do voto. Revezamento entre a composição da decisão do nº 1 e ouvir e taquigrafar as decisões do nº 2. Ora em português, ora em "taquigrafês". Hemisfério cerebral direito ouvindo o processo nº 2 e taquigrafando: houve preliminar? Qual? Qual decisão? Quem foi divergente? Por quê? Hemisfério cerebral esquerdo lendo os sinais taquigráficos do processo nº 1 e escrevendo em português: O relator foi vencido por que mesmo? Quem abriu a divergência? Por quê? O que é ad cautelam?
  5. Termina o processo nº 2. Inicia o nº 3. Lá vem o pessoal buscar a transcrição em português do processo nº 1. Começa tudo de novo...
  6. Acabou a Sessão!!!! Graças a Deus, já são 15h30! Corre para o banheiro, almoça por lá mesmo e então digita tudinho, ipsis literis et virgulorum.
Isso é até divertido na primeira meia hora, mas depois a Sessão dura mais umas 4 horas. Quer ir ao banheiro? Tá doida? Como levantar e perder as decisões? Quer almoçar? Sublima, respira fundo e absorve bastante prana, em algum momento os Juízes têm que comer também, nem que seja depois das 15h!!!! Estou com a séria intenção de aprender a escrever com a outra mão, assim não perderei tempo revezando entre o português e a taquigrafia.

E ainda dizem que é moleza...



Comentários

Unknown disse…
Oi Lisia, estou pensando em fazer o concurso mas depois que li o seu post desanimei rsrsrs
Unknown disse…
Vc ainda mora em belem? Vc da aula de taqugrafua?
Unknown disse…
Gostaria de saber pois estou interessada em aprender a taquigrafia!

Postagens mais visitadas deste blog

Pato no tucupi

Cansaço

Cidade de Belém