Vovô Geninho

Meu avô materno sempre foi um modelo para mim. Dentista, poeta, vereador, marido, pai e avô! Foi membro da Academia Niteroiense de Letras, e Presidente da Câmara de Vereadores de Niterói.
Perseguido e preso durante a Revolução de 64, foi demitido do cargo de dentista do Ministério da Marinha em 1964, e perdeu seus direitos políticos em 1966.
Faleceu em 2005 deixando muitas saudades...
Era o vovô brincalhão e carinhoso que mastigava de boca aberta imitando macaco para me fazer rir, contava piadas e roubava biscoitos da vovó para nos dar às escondidas.
Deixou alguns poemas publicados, mas muitos ainda estão guardados com a família, como um precioso tesouro.
Recentemente minha mãe resolveu digitá-los, e começou por essa pérola escrita para mim:


2º Natal de Lísia Regina -

- Poema –


Ah! se eu não me acostumasse,
a gostar tanto de você;
talvez hoje eu não andasse,
tão ansioso de lhe ver.

-.-

Porque você não me avisou,
que após férias iria embora?
Hoje eu não seria o que sou,
consolando quem lhe adora.

-.-

Você levou a meiguice
e o olhar alegre também...
Fiquei qual deuses sem lira,
compondo estas trovas, meu bem.

Remando em barco parado,
deixou o titio cansado,
molhando a cuca à vontade...

No aeroporto beijos... parte...
Solidão ensina a arte
de vivermos de saudade...



Niterói, 25.12.76.


Hermógenes Franco.


Também te amo, vovô. E também sinto saudades...

Comentários

Unknown disse…
Oi Lísia, tudo bem? Meu nome é Lísia Ribeiro Mundim, tenho 30 anos e sou de Goiânia; estava pesquisando sobre taquigrafia e encontrei o seu bloge. Não sou tão experiente como você, estou no início do aprendizado mas amando muito a taquigrafia. Perdi meu avô em dezembro de 2007, ele também era muito brincalhão, adorava a contar piadas e estórias que ocorreu em sua vida, sinto saudades. Meu e-mail é lisiarm@gmail.com, quando quiser pode escrever, um grande abraço Lísia

Postagens mais visitadas deste blog

Maniçoba

Chuva

Cansaço